sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Litoral do Chile..

O Oceano Pacífico finalmente surge! Aquela brisa úmida, cheiro de maresia. Avistar um oceano que não seja o Atlântico é, na minha opinião, sempre uma experiência extasiante. Nos dá aquela sensação de que estamos do outro lado do mundo, muito longe de casa. Lembrei quando vi pela primeira vez o Oceano Índico e meus pensamentos por alguns minutos me remeteram ao tempo dos navegadores que saíam rumo ao desconhecido e que passaram os limites do conhecido. E isso com a crença na época de que a Terra era plana e a sensação de que a qualquer momento cairíam no espaço vazio do universo!
Chegamos a Viña del Mar em uma manhã chuvosa e fria, pouco adequada a boas fotos. Nos bairros residenciais há belas casas rodeadas de jardins construídos nas primeiras décadas do século XX e inspirados em variados estilos arquitetônicos com altas torres para apreciar as mais belas vistas da cidade. Alguns castelos de famílias nobres que prosperaram na região e de outras que vieram da europa contrastam com condomínios ao longo das encostas íngremes e baías bem recortadas, característica desse tipo de litoral compondo um cenário semelhante ao Principado de Mônaco, na costa do Mediterrâneo (quem curte Fórmula 1 deve lembrar).
Marcas de destruição pelos terremotos recentes em alguns prédios antigos (e novos também) levaram meus pensamentos às zonas de subducção, bordas de placa tectônicas, energia acumulada pelas tensões e....o rompimento a qualquer momento!! Somente desejava estar em terra firme nessa hora ou pelo menos no lobby do hotel!
Estávamos próximo ao horário do almoço e eu pensava: hummm preciso conhecer e apreciar um bom peixe. Restaurante na beira no mar (beeem na beira mesmo) e um cardápio variado de frutos do mar e peixes. Eu, como sempre, louco para saborear as iguarias locais naquele meu estilo "Kamikaze". Digo isso porque tenho o hábito de pegar os pratos mais diferentes, sinistros e bizarros nas minhas andanças e depois....
Para não estragar a viagem com nenhum contratempo de ordem fisiológica, estomacal e hospitalar, certifiquei-me de que os frutos do mar vinham devidamente cozidos! Se bem que já vi muita gente quase virar o "homem fluído" comendo essas coisas bem cozidas. 

Uma observação para quem não curtiu os anos 80; O homem fluido era um dos super heróis da série produzida pelos estudios de Hanna Barbera,  Os Impossíveis (The Impossibles). Esse tema é tentador para mim, mas vou resistir e ficar por aqui com a descrição desse desenho.
Depois dos frutos do mar de entrada, um belo peixe bem fresquinho, tenro hummm... E seguimos a viagem para o cidade de Valparaíso.


Relógio de flores na entrada da cidade. Foi trazido da Suíça e inaugurado no mesmo dia da abertura da Copa do Mundo de Futebol de 1962 que foi no Chile.

Cassino Municipal de Viña del Mar. Em estilo neoclássico, é o cassino mais antigo do país e foi inaugurado no ano de 1931.

 Moai que foi trazido da Ilha de Páscoa

Nativas da Ilha de Páscoa (ou imitação só pra gringos rs).


Condomínios em degraus no estilo mediterrâneo.

Alguns leões marinhos tentando subir as rochas (sem o zoom da minha máquima profissional, infelizmente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário