domingo, 20 de fevereiro de 2011

Valparaíso

No lado oposto de Viña del Mar, na mesma baía, localiza-se Valparaíso. Ao chegar na cidade logo imaginei as naus chegando e saindo da Europa na época do desbravamento do continente. Bodegas e ruas  lotadas de marinheiros de diferentes nacionalidades e o comércio intenso e próspero que devia haver ali. Agora observamos alguns navios mercantes aportando com uma grande circulação de turistas, mas certamente nada que se compare ao que foi esse local outrora.
A inauguração do canal do Panamá no ano de 1913 foi certamente o golpe de misericórdia para aniquilar com a economia dessa localidade. Até então, todas as navegações precisavam ir até os longínquos limites da América do Sul e contornarem o cabo Horn, para finalmente chegarem ao Oceano Pacífico. Até a abertura do Canal do Panamá o litoral chileno era passagem obrigatória da rota dos navios que viajavam ao redor do globo indo para a costa oeste dos Estados Unidos, China, Índia e Ásia.
Ao adentrarmos as vielas estreitas de Valparaiso tive a percepção de estar em um local com pitadas de São Luis do Maranhão, Pelourinho e Ouro Preto. Tudo misturado num caldeirão! As ruas íngremes com calçadas estreitas e construções de telhados e paredes multicoloridas compõe o cenário. Fiquei na mesma hora pensando na audácia e tenacidade dos primeiros colonizadores que ali chegaram e construíram uma cidade naquele local.
Tive a oportunidade de conhecer a casa do famoso poeta chileno e ganhador do prêmio Nobel de literatura em 1971 Pablo Nerruda. Essa casa em Valparaíso é uma das três que ele possui e é mantida por uma fundação. Infelizmente não era permitido fotografias no interior.
O tempo nublado não colaborou para os fotografias. Uma pena. Por isso que eu falo que as melhores fotografias são sempre armazenadas em nossa mente.








A casa de Pablo Nerruda. É muito interessante que a casa, assim como muitos objetos no interior, lembra um navio. O poeta era apaixonado por assuntos relacionados ao mar. Se auto intitulava de um "marinheiro de terra firme".

Nenhum comentário:

Postar um comentário