quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Rota Traslasierra - Mina Clavero, Nono e Museu ROCSEN.

Hoje foi um dia mais puxado. Saímos pela rodovia RN 20 e fizemos a rota conhecida como Traslasierra, ou seja, "atrás das serras" situada na Província de Córdoba. As serras são conhecidas como Sierra Chica, a primeira que atravessamos em uma estrada sinuosa e muito perigosa. A segunda é conhecida como Sierra Grande que tem altitudes de até 2.990m no denominado Cerro Champaqui. Infelizmente o dia estava nublado e pouco propício para fotos perfeitas mas para caminhar ideal, sem aquele sol torrando. O destino final é a pequena e bucólica vila de Mina Claviero, cravada bem no vale após cruzarmos as Sierras Grandes e, pelo percurso, passamos pela chamada Quebrada do Condorito, um parque nacional protegido onde os Condores possuem seus locais de procriação e, também, aonde os filhotes nascem e aprendem a voar.
O máximo que consegui de um Condor foi essa foto. Saquei minha super Canon mas fiquei decepcionado por não ter uma lente tele (daquelas que a gente vê nas partidas de futebol e que pega até a espinha no nariz do cara rs).





Bom, especificações técnicas fotográficas a parte, vamos em frente. Almoçamos nessa Vila de Mina Clavero (óbviamente um megabife de chourizo) e seguimos até o Museu Palifacético ROCSEN no vilarejo Nono. É um museu particular de um francês que juntou todas as traquitanas possíveis e imagináveis desse mundo durante toda sua vida. Existem desde raridades arqueológicas, minerais, automóveis, motocicletas até roupas dos séculos XVIII e XIX.
Dentre essas "trocentas" coisas fotografei uma cabeça mumificada e "encolhida" da Tribo Jivaro (conhecidos como encolhedores de cabeça). Essa tribo ainda vive na parte oriental do Equador e é conhecida pelos seus ferozes guerreiros que ficaram famosos no mundo inteiro por seu hábito de degolar os inimigos nas guerras e depois, usar suas cabeças como amuletos.
É incrivel como eles deixavam as cabeças do tamanho de uma bola de tênis.



Uma índia com todos seus trajes usados em um ritual também mumificada. Não deu para fotografar melhor por causa da proteção de vidro e das luzes no recinto.


Vilarejos percorridos:

Para fechar o dia com estilo uma Quilmes trincando de gelada


Nenhum comentário:

Postar um comentário